27/11/13

10 DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR

O tabaco mata milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que fumar constitui a principal causa de cancro do pulmão e de uma série de outras doenças, nomeadamente cardiovasculares. De facto, o tabagismo faz mais de cinco milhões de vítimas todos os anos, o que significa que a cada seis segundos morre um fumador.
  
De igual forma, a exposição ao fumo do tabaco ambiental também mata 600 mil de fumadores por ano. O tabaco contém mais de 4.000 substâncias químicas, algumas com efeitos tóxicos e irritantes.
  
Só no fumo foram identificadas mais de 40 substâncias capazes de provocar cancro. Substâncias que existem tanto na folha do tabaco, como provenientes do processo de produção e nos aditivos químicos, na folha e na cola.
  
Os riscos para a saúde decorrentes do consumo de tabaco são muitos, sendo um dos principais o cancro dos pulmões, sendo que mais de 75% dos casos são provocados pelo tabaco. O cancro do sistema respiratório, que engloba brônquios, pulmão, traqueia e faringe, também aparece associado aos hábitos tabágicos.
  
Só um pequeno número de fumadores é capaz de manter níveis muito baixos de consumo e deixar de fumar com facilidade. A maior parte dos consumidores têm sérias dificuldades em abandonar este hábito.

 
Para estas situações, existem atualmente apoio médico, medicamentos e apoio de natureza comportamental. Sugerimos os seguintes dez passos para deixar de fumar:
 
1. Motivação é o primeiro passo. Faça uma lista dos motivos que, para si, justificam a decisão de deixar de fumar. (exemplo: poupar)
2. Conheça melhor os seus hábitos tabágicos: situações em que fuma habitualmente, quando toma café, ao telefone. Anote os cigarros que lhe dão mais prazer;
3. Escolha o Dia D: Fixe um dia para deixar de fumar. Uma data simbólica, o aniversário, as férias, ou simplesmente o início do fim-de-semana;
4. Anuncie aos seus amigos e no local de trabalho que a partir dessa data não vai voltar a fumar;
5. Nas semanas anteriores ao dia para deixar de fumar prepare-se para a mudança: Releia a lista de motivos, procure atrasar o primeiro cigarro da manhã ou mude de marca de tabaco para uma que goste menos;
6. Pare de fumar no dia escolhido. Coloque o 1º adesivo de nicotina ao acordar no Dia D;
7.  Retire de perto de si todos os objetos relacionados com o hábito de fumar;
8.  Ocupe a cabeça, a boca e as mãos;
9. Alimente-se saudavelmente e faça exercício físico;
10. Evite ambientes onde se fume. Por 2 a 4 semanas "fuja" das pessoas, dos locais e das ocasiões onde se fuma.
 
Fonte: Ciência Online

Sem comentários: