02/05/12

O QUE SÃO OS CUIDADOS PALIATIVOS?


São cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento decorrente de doença incurável em fase avançada e rapidamente progressiva. O objetivo consiste em promover, tanto quanto possível e até ao fim, o seu bem-estar e qualidade de vida.
Os cuidados paliativos são cuidados ativos, coordenados e globais, que incluem o apoio à família, prestados por equipas multidisciplinares, em internamento ou no domicílio. Estes cuidados têm como componentes essenciais o alívio dos sintomas, o apoio psicológico, espiritual e emocional do doente, o apoio à família e o apoio durante o luto.
Os cuidados paliativos não são determinados pelo diagnóstico das doenças, mas pela situação e pelas necessidades do paciente. No entanto, doenças como o cancro, a sida, doenças neurológicas graves e rapidamente progressivas implicam frequentemente a necessidade deste tipo de cuidados.
Os cuidados paliativos dirigem-se prioritariamente à fase final da vida, mas não se destinam, apenas, aos doentes moribundos. Muitos doentes necessitam de ser acompanhados durante semanas, meses ou mesmo anos antes da morte.
Os cuidados paliativos proporcionam aos doentes que vão morrer a possibilidade de receberem cuidados num ambiente apropriado, que promova a proteção da dignidade do paciente incurável na fase final da vida.
  
Fonte: Direção-Geral da Saúde

Sem comentários: